Aprenda a Economizar até 5Mil só na escolha da sua laje

Hoje aqui no blog da construção iremos ensinar como economizar mais de 30% escolhendo bem o seu sistema de Lajes.


Vou apresentar pra vocês às Lajes protendida. Essas Lajes são feitas por um processo chamado Protensão (pelo sistema pré tensionado) onde são esticados cabos de aço cp 175Rb numa pista de 200 metros e são preenchidas por um concreto de 45 Mpa restritamente respeitando as Normas NBR 7483 (sobre cordoalhas na Protensão) e obedecendo as normas de desempenho de edificações a NBR 15.575.

IMG_20180612_145017(1).jpg


Qual o benefício de utilizar esse material?


Primeiramente pelo seu restrito processo de fabricação que é, em sua grande maioria, bem industrializado, 90% do seu processo e feito por máquinas obedecendo 100% os traços de concreto e as cargas de tensão nos cabos.


Segundo porque passa por um estudo específico e testes de laboratório para verificar a procedência da viga que está sendo feita obedece restritamente as normas antes de envia - las a obra.


E como eu vou economizar utilizando esse material?

Agora falando da melhor parte, a economia, respondendo essa pergunta os benefícios dessa laje são tantos que podem fazer você economizar bastante na escolha da laje, principalmente se sua obra estiver nos padrões que permitem essa economia!


Primeiro por às Lajes protendida serem já em sua maior parte preenchidas já no seu processo de fabricação e por já conferirem uma resistência superior você pode completar somente com 4 a 5 Cm de capa de concreto acima da vigota ou seja no concreto vc já economiza em média 50% em relação às Lajes maciças e 20% em relação às treliçadas.

Segundo por ter uma superfície rugosa que ajuda na aderência do concreto durante o capeamento isso permite que você elimine as ferragens de distribuição (aquelas que ficam por cima da laje) ou reduza significativamente a quantidade delas já que pode amarrar as ferragens somente de 50 em 50 cm nos sentidos contrário as vigas.

Terceiro por causa da Protensão ( cabos de aço esticados dentro da vigota) permite que você economize muito na hora do escoramento já que o escoramento dela e feito a cada 3,10 Metros podendo economizar 80% no escoramento em relação aos outros tipos de laje, lembrando que a vantagem dessa econômia está ligada também ao ganho de tempo já que a laje permite ficar sem escoramento você pode aproveitar o pessoal pra acentar piso rebocar e ganhar alguns meses na obra.

E quarto motivo a laje por ser mais resistente permite vencer vãos livres muito grandes, vãos de até 12 metros permitindo que você elimine bastante pilar e vigas na obra e ainda com a possibilidade de construir por cima.

E quando esse tipo de laje vai ser o mais econômico pra mim?

Então se você tem uma obra com vãos maiores que 5 metros, tem interesse em eliminar pilares e vigas, vãos de 3 metros ou obras acima de 80M² a laje protendida já se torna uma otima pedida, já que seus benefícios permitem reduzir muito o custo da sua obra podendo sair mais em conta do que qualquer outra sistema de laje e além de sair mais em conta a resistência muito superior de fato.

Então se sua obra se enquadra nesses quesitos ta aí mais uma dica do Blog da Construção que vai permitir você ter uma economia enorme na sua obra e melhor econômizar sem perder na qualidade!

Post escrito por Vinícius Mendonça

Solicitar Orçamento
Envie seu projeto
para nós.
solicite orçamento